Colelitíase videolaparoscópica

A vesícula é um órgão localizado abaixo do lobo direito do fígado. É responsável por armazenar a bile, uma substância produzida no fígado, composta por colesterol e outros componentes. Este colesterol pode contribuir para a formação de cálculos, ou pedras, que eventualmente bloqueiam o fluxo de bile ao intestino, causando problemas. 

O Dr. Jarlisson Ribeiro, médico urologista e cirurgião geral, nota que as pedras na vesícula podem não apresentar sintomas. “Entretanto – diz ele -, em alguns casos, esta doença pode se manifestar como uma dor intensa no lado superior direito do abdome.”.

Para tratar a colelitíase e evitar o surgimento de novas pedras, é indicada a remoção cirúrgica da vesícula, realizada através da videolaparoscopia. Tal procedimento é considerado minimamente invasivo: “Fazemos três pequenos orifícios no abdome do paciente, por onde inserimos o laparoscópio e os instrumentos cirúrgicos. Por ser uma cirurgia de vídeo, podemos visualizá-la em um monitor, o que possibilita gestos precisos”, relata o Dr. Jarlisson.

A recuperação é rápida: normalmente, o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento. Além disso, o Dr. Jarlisson destaca que, comparada à cirurgia aberta, a videolaparoscopia reduz o risco de complicações e a dor pós-operatória.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!