O fígado, a maior glândula do corpo, localiza-se ao lado direito do abdome, abaixo do diafragma. É responsável por secretar a bile – que será um solvente de gorduras no intestino -, armazenar glicose, produzir proteínas, sintetizar o colesterol, além de filtrar e purificar o organismo.
“No caso de lesões no fígado – sejam elas benignas ou malignas -, é indicada a ressecção cirúrgica das partes comprometidas”, afirma o Dr. Jarlisson Ribeiro, médico cirurgião geral.
O procedimento, sobretudo no caso de lesões menores, localizadas na região anterior do fígado, pode ser realizado através da videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva.
Nesse procedimento, conforme explica o Dr. Jarlisson, são realizadas pequenas incisões, por onde são colocados o laparoscópio (pequeno tubo com uma microcâmera) e os instrumentos cirúrgicos. Desse modo, o cirurgião poderá acompanhar o procedimento em um monitor de vídeo, garantindo a precisão de suas ações. Entre as vantagens dessa intervenção, estão a rápida recuperação e o baixo risco de complicações.