A hérnia ocorre quando há uma protusão do conteúdo abdominal por uma região de fraqueza da parede do abdome. É, geralmente, um problema congênito, mas pode ser adquirido em função de obesidade, gestação, entre outros fatores. Em diversos casos, as hérnias não apresentam sintomas, mas, com o tempo, podem levar a complicações, como encarceramento ou estrangulamento, problemas que demandam uma cirurgia de urgência.
As hérnias da parede abdominal podem ser umbilicais, epigástricas, incisionais. Além destas, ocorrem mais raramente as Hérnias de Spiegel (protusões através de ponto específico na lateral do abdome).
“Por isso – afirma o Dr. Jarlisson Ribeiro, cirurgião geral -, recomendo a correção cirúrgica da hérnia, que pode ser feita através da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, caracterizada pelos baixos riscos de complicações e pela rápida recuperação.”.
Durante o procedimento, após a correção da hérnia, pode ainda ser introduzida uma tela especial, para reforçar o tecido abdominal, impedindo que a hérnia retorne.