Cirurgia de Fimose

A fimose é o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande. Trata-se de uma condição normal em crianças, que em geral se resolve naturalmente por volta dos cinco anos de idade. Nesses casos, o tratamento não é necessário. 

No entanto, conforme explica o Dr. Jarlisson Ribeiro, médico urologista, no caso de alguma complicação – como balanite, infecção urinária, obstrução urinária, doenças dermatológicas ou suspeita de carcinoma, o tratamento da fimose torna-se necessário. Ele pode ser feito através de medicamentos, mas, se as complicações permanecerem, a conduta indicada é a circuncisão.

Como explica o Dr. Jarlisson, “tal cirurgia consiste na remoção do excesso de pele que recobre a glande. Além disso, o médico poderá liberar, com um pequeno corte, o freio do pênis. A cirurgia é simples e apresenta poucos riscos de complicação.”.

Este procedimento pode melhorar a higiene do pênis, a relação sexual, prevenir a parafimose (estrangulamento da glande) e, ainda, diminuir o risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis, tais como HIV, uretrites e HPV. 

No caso de crianças, a cirurgia é realizada com anestesia geral, enquanto nos pacientes adultos é feita apenas uma anestesia local. Os cuidados pós-operatórios envolvem o uso de analgésicos, a imersão em soluções antissépticas e a aplicação de pomadas. Durante os primeiros dias que seguem o procedimento, o Dr. Jarlisson Ribeiro indica repouso e cuidados para evitar traumas na região. E, em geral,  após uma semana, o paciente já poderá retomar as suas atividades normalmente.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!