A cirurgia de vasectomia é um procedimento de contracepção permanente, através da interrupção dos canais que levam os espermatozóides dos testículos até as vesículas seminais, onde eles se misturam ao líquido seminal, formando o sêmen. Após o procedimento, como explica o Dr. Jarlisson Ribeiro, médico urologista, a ejaculação continua normalmente, porém sem espermatozóides e, consequentemente, sem fertilização. Os espermatozóides seguem sendo produzidos nos túbulos seminíferos dos testículos e são naturalmente reabsorvidos pelo organismo. 

Trata-se de um procedimento altamente eficaz. Como relata o Dr. Jarlisson, “durante a vasectomia, os canais deferentes são cortados e suas pontas são ligadas ou cauterizadas. A cirurgia é realizada em aproximadamente 20 minutos, sob anestesia local. Nos dias seguintes ao procedimento, é normal que o paciente sinta um desconforto leve na região.”.

É importante notar que a esterilidade é alcançada apenas algum tempo após o procedimento – e deve ser assegurada através de 2 espermogramas negativos -. Por isso, o Dr. Jarlisson recomenda que um método contraceptivo alternativo seja utilizado até ser colhido o segundo espermograma, isto é, o exame que analisa uma amostra do sêmen para averiguar a presença de espermatozóides.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!